Renault apresentou três novos modelos
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Renault apresentou três novos modelos

A Renault apresentou sua nova geração de furgões elétricos, composta pelos modelos Trafic, Goelette e Estafette E-Tech. Os veículos foram desenvolvidos sobre uma plataforma totalmente elétrica no estilo "skateboard", visando atender às necessidades do transporte urbano e comercial.

A linha de vans elétricas foi criada em parceria com a FLEXIS e representa a primeira da Renault a adotar a arquitetura Software Defined Vehicle (SDV), permitindo atualizações remotas e maior integração digital durante toda a vida útil dos veículos.

A produção dos três modelos acontecerá na fábrica da Renault em Sandouville, na França, onde também são fabricadas as versões com motor a combustão do Trafic, um dos furgões mais tradicionais da marca francesa no mercado europeu.

As novas vans estarão disponíveis em duas configurações de comprimento: L1, com 4,87 metros e 5,1 m³ de volume de carga, e L2, com 5,27 metros e 5,8 m³. A altura foi reduzida para 1,90 metro, garantindo acesso a estacionamentos subterrâneos.

Com largura de 1,92 metro em todas as versões, os veículos mantêm boa capacidade de carga mesmo com as baterias integradas. O trem de força elétrico posicionado no eixo traseiro melhora a dirigibilidade urbana e permite um raio de giro de apenas 10,3 metros.

Tecnologia de ponta e versatilidade

A linha oferece duas opções de bateria: uma com tecnologia NMC (níquel, manganês e cobalto), que proporciona até 450 km de autonomia no ciclo WLTP, e outra com tecnologia LFP (fosfato de ferro e lítio), com cerca de 350 km.

O sistema de recarga rápida em corrente contínua, com tecnologia de 800 volts, é um dos destaques da nova linha. Esta configuração permite recuperar de 15% a 80% da carga da bateria em menos de 20 minutos, reduzindo o tempo de inatividade.

A conectividade também recebeu atenção especial com a nova arquitetura SDV, que proporciona uma base digital flexível. Os veículos contam com funcionalidades como Vehicle-to-Load (V2L), para alimentar ferramentas e dispositivos elétricos externos.

Outra tecnologia presente é o Vehicle-to-Grid (V2G), que possibilita enviar energia da bateria de volta à rede elétrica, criando novas possibilidades para gestão energética e potencial redução de custos operacionais para empresas.

O Trafic E-Tech se destaca como o modelo mais versátil do trio, equilibrando capacidade de carga, manobrabilidade e conectividade. Com mais de 2,5 milhões de unidades produzidas desde 1980, o furgão médio agora ganha sua versão totalmente elétrica.

Renault Trafic E-Tech
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Renault Trafic E-Tech

A Estafette E-Tech resgata um nome histórico da Renault, agora com proposta moderna voltada à mobilidade urbana e entregas de última milha. Suas dimensões compactas e grande agilidade a tornam ideal para pequenos comércios e operações em áreas centrais.

Renault Estafette E-Tech
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Renault Estafette E-Tech

A Goelette E-Tech completa o trio com foco em aplicações que exigem maior capacidade e flexibilidade. O modelo é ideal para transformações específicas, como ambulâncias, food trucks ou oficinas móveis, através do programa Qstomize da Renault.

Renault Goelette E-Tech
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Renault Goelette E-Tech

A cabine e o espaço de carga dos três modelos foram projetados para otimizar o conforto do motorista e o aproveitamento do volume útil, seguindo um padrão funcional com foco na robustez e simplicidade operacional.

Os novos furgões elétricos adotam elementos estéticos inspirados nos carros de passeio da marca, como faróis em LED e detalhes aerodinâmicos na carroceria, combinando funcionalidade com design contemporâneo.

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